março 19, 2010

Canhoto, coisa do capeta ....

Depois de ficar uns meses sem escrever nada, na pura preguiça, vai aí um quick post ....

Somos apenas dois em minha família, eu e o pai do meu pai (a.k.a. meu avô paterno). Como em todos os lugares, somos minoria. Temos muitos nomes, mas gosto bastante do nome mais comum "canhoto", ou, se formos mais a fundo com as pesquisas (só uso fontes 100% confiáveis para minhas pesquisas, ou seja, Wikipédia!) "do capeta", "coisa errada", "desajeitado" e afins.

Imagine você, ser marginalizado por ser canhoto. Mas na prática não seríamos mais destros que os destros? Já que utilizamos o lado direito do cérebro para controlar o lado esquerdo do corpo! MORTE AOS DESTROS, filhos do capeta ... (alguém depois me confirma se é deStro ou deXtro, por favor, já que estou com muita preguiça para procurar).

Existem até lojas de materiais e equipamentos especiais para canhotos (veja os Simpsons), mas não acho que os canhotos deveriam ser tratados de forma especial só por serem canhotos. Especialmente porque muitos dos tratamentos especiais são totalmente ridículos. O melhor exemplo pra mim é 'régua para canhoto'. Que porra é essa de régua ter lado? O pior que pode acontecer para um canhoto que usa uma régua para destros é ter que fazer a conta das medidas de trás para frente (se você é canhoto e não é capaz de subtrair 10 de 5, ou 5 de 10, faça um transplante de cérebro com um pepino).

By the way, quer saber como sacanear um canhoto?! Dê-lhe de presente uma colher torta ou uma caneta tinteiro ....

1 - Colher torta - é uma colher para crianças que estão aprendendo a se alimentar sozinhas. É como uma colher normal, mas com o 'pescoço' torcido para a esquerda. O meu primo tinha uma e eu passei muita raiva tentando comer com ela. É a mesma coisa que tentar usar um mouse virado para baixo (com o 'norte' do mouse virado para a posição 6 horas).

2 - Caneta Tinteiro - a menos que sua intenção seja pintar a mão do presenteado e garantir que nada do que ele escreva seja legível.

Bem, só uma coisa importa em ser canhoto, é ser mais inteligente que os destros .... CHUUUUPA!!!!!

E acabei de descobrir que só de sacanagem o "dia internacional do canhoto é 13 de agosto, ou seja, a data da sexta-feira-13 original (ou a data em que os Templários foram traídos pela igreja católica, só porque essa última lhes devia até as calças).

Baboseiras sobre canhotos aqui ... http://www.indiana.edu/~primate/left.html


Seriedades sobre canhotos aqui (capolavoro do amigo e companheiro de poker Rodolfo Araujo) ... http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2010/04/o-canhoto-este-ser-sinistro.html



8 comentários:

  1. Adorei o texto, não some não!

    Puxa, Alexandre! Pior que ser canhoto, é ser ambidestra, como eu. E fazer tudo muito mal com as duas mãos...

    ResponderExcluir
  2. Tá louco hein Alexandre, sacanagem é você deixar a gente tanto tempo sem suas crônicas sempre bem humoradas!
    Não sei não se vocês são minoria, na minha sala de aula é um saco, tem mais cadeiras para canhotos do que os próprios, é um tal de chegar e ter que ficar mudando as mesmas. E também não sei se é destro ou dextro, sempre escrevi com "s" se não for, dane-se.
    Agora quem foi que te disse que os canhotos são mais inteligentes que os destros? Não estou concordando com essa teoria não? rss

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nina, os 10% a que me referi, não é das pessoas, é das habilidades ...

    Mas todo mundo é ambidestro de alguma forma, e todo mundo acha que é meio canhestro para algumas atividades e não existe 'mão certa' para fazer as coisas ...

    Valeu a visita

    ResponderExcluir
  4. Salve Ramires, como vai a vida carioca?
    Velejando ainda?
    Eu estou sem 'glub glub peixinho glub glub outro peixinho' há muitos anos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Margô,

    Estive meio ocupado (ou sem inspiração) mas volto devagarinho.

    Já fomos minoria, por conta da repressão ao canhotos que existiu no passado, e essa repressão levou à existência de canhotos-destros, o que me faz duvidar de qualquer estatística sobre os canhotos, inclusive essa da inteligência.

    E na minha época já era diferente, quase não havia cadeiras para canhotos, o que me fez me acostumar com as cadeiras para destros e não querer usar as de canhoto.

    ResponderExcluir
  6. Salve Chilli,

    Também sempre acho os canhotos (TORTO)mveja uma pessoa escrevendo a dificuldade de manter a folha em sua frente.......
    Muito Boa....
    Abçs
    E Rio

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito é nós vei

    ResponderExcluir